Inadimplência das prefeituras paralisa coleta de lixo e repercute na mídia

A alta taxa de inadimplência das prefeituras com as empresas de limpeza urbana provocou nos últimos meses a paralisação dos serviços em municípios das cinco regiões do país e tem ocupado espaço significativo nas manchetes de diversos veículos de comunicação. Somente no período entre outubro de 2016 e janeiro de 2017, foram publicadas 42 matérias sobre o assunto em todas as mídias, incluindo a grande imprensa (O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo, TV Globo e as rádios CBN e Jovem Pan).

Os dados sobre o nível de inadimplência das Prefeituras com as empresas integram o relatório elaborado pelo Selur que, em parceria com a Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), tem chamado a atenção da sociedade para a importância do debate sobre o assunto. A região com o maior número de publicações na imprensa sobre a crise na limpeza urbana foi o Sudeste, com 23 reportagens, seguida pelo Nordeste (7), Sul (5), Norte (2) e Centro-Oeste (3). A cobertura inclui, ainda, duas matérias de abrangência nacional.

De acordo com estimativa do Selur, a dívida dos municípios com as operadoras de limpeza urbana chegou a cerca de R$ 10 bilhões e pode totalizar a demissão de até 30 mil trabalhadores do setor. O trabalho de divulgação do assunto na mídia, liderado pelo Selur, em parceria com a Abrelpe, impactou 346 jornalistas de todo o País e alcançou cerca de 3,5 milhões de pessoas.

 

 

Quem Faz a Diferença

Instrutora de ecopontos venceu dificuldades e realizou sonho de ser professora Há um ditado bastante popular que resume a trajetória de pessoas batalhadoras e a...

Deixe um comentário