Ato Solene na ALESP em comemoração aos 25 anos do SELUR
O ingresso da iniciativa privada na atividade de limpeza urbana, na década de 70, revendo estruturas e métodos de serviço até então praticados e aportando investimentos em infraestrutura, equipamento e tecnologia, exigiu da classe empresarial o desafio de instituir, mediante a união de esforços e o concurso de conhecimento de suas operadoras, uma inteligência setorial capaz de promover a representação da categoria econômica na área sindical trabalhista e jurídico institucional, bem como de coordenar estudos para o desenvolvimento contínuo da atividade, de forma a elevar constantemente a imagem e a expressão do setor a novos e melhores patamares.
A essencialidade e a relevância dos serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos para proteção da saúde pública e do meio ambiente, a grandiosidade e a alta complexidade técnica da tarefa cotidiana de proporcionar espaços públicos limpos e saudáveis para que a coletividade deles pudesse usufruir para se desenvolver social, econômica e culturalmente, constituía o chamamento central desse objetivo comum, em prol da construção de uma entidade empresarial, sem fins lucrativos, exclusivamente dedicada à defesa e promoção dos interesses das empresas de limpeza urbana no Estado de São Paulo.
Nascia assim, no dia 24 de julho do ano de 1992, fundado pelas companhias ENTERPA, CAVO; VEGA SOPAVE, REK CONSTRUTORA, TRANSBRAÇAL, QUITAÚNA, SALUS, PIONEIRA, MONTE AZUL E LIPATER, o Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana do Estado de São Paulo, o nosso SELUR, tendo por primeiro Presidente o empresário Augusto de Carvalho Alves, e por Vice-presidentes os empresários: Tadayuki Yoshimura; Erik da Silva Kurzweil e Eurípedes Castello. O primeiro Conselho Deliberativo da entidade compunha-se dos empresários Luiz Gonzaga Secco, Elóy Vega, Conrado Carvalho Alves, Élvio Póli, Ernesto Betelli e Mauro Prado. A importância das empresas fundadoras e dos empresários e executivos integrantes de sua estrutura dirigente já então demonstravam, por si só, a solidez objetivada pelo setor para a sua novel entidade.
De lá para cá 25 anos se passaram. Três presidentes se seguiram, vários conselhos deixaram sua marca e diversas assembleias deliberaram sobre os rumos da entidade. Após muitas lutas, chegamos até aqui, com inúmeras conquistas e novos desafios a enfrentar.
Resta-nos, hoje, somente agradecer a todos que contribuíram para o fortalecimento do SELUR. Vamos deixar para comemorar nosso Jubileu de Prata no coquetel a ocorrer no dia 10Ago17, às 19h00, no Salão dos Espelhos da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, que antecede o Ato Solene em homenagem ao SELUR e às lideranças setoriais que promoveram a sua pujança.
Aguardamos pela presença de todos.