ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE RESÍDUOS E MEIO AMBIENTE – 07/06/2024

O presidente da ABREMA, Pedro Maranhão, participou como palestrante da 7ª edição do Conexidades, evento que promove a integração entre representantes da esfera pública e da iniciativa privada, em busca de soluções inovadoras e colaborativas para os desafios enfrentados pelas cidades. O evento, que começou na última quarta-feira, 4, segue até o próximo sábado, dia 8, na cidade de São Sebastião (SP).

Em sua participação, Pedro Maranhão traçou um panorama da gestão de resíduos no país e destacou os importantes avanços possibilitados a partir da definição de um marco regulatório para o setor. Ele também abordou os desafios dos municípios para cumprir as metas estabelecidas pelo Novo Marco do Saneamento Básico e ressaltou a importância de instrumentos legais que proporcionem a sustentabilidade do setor, como a taxa de cobrança do lixo.

“Só para ter uma dimensão da complexidade do setor de resíduos no Brasil, eu costumo dizer que inicio meu dia falando de encerramento de lixões, ou seja, começo na época medieval, e termino discutindo biometano, hidrogênio verde, concluindo no século XXI. Temos ainda, em todo o país, cerca de 100 milhões de pessoas sem esgoto tratado, outras 35 milhões sem água tratada, e aproximadamente 3 mil lixões em funcionamento, o que afeta cerca de 90 milhões de pessoas que destinam seu lixo para um local ambientalmente incorreto”, destacou Maranhão.

De acordo com ele, a conscientização de atores políticos, gestores públicos e da própria população sobre o tema tem se fortalecido, o que amplia as expectativas em torno de uma melhoria na gestão de resíduos sólidos no país. “Hoje, órgãos como o Ministério Público e os Tribunais de Contas estão muito envolvidos na questão do encerramento dos lixões, e os prefeitos também estão sensibilizados, pois não querem mais assinar Termos de Ajustamento de Conduta (TACs)”, acrescentou.