ABREMA – 19/06/2024

A Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (ABREMA) foi uma das entidades selecionadas para compor o Comitê Consultivo da Taxonomia Verde, do Ministério da Fazenda. Ao lado de outros grandes players do setor produtivo nacional, como a CNI (Confederação Nacional das Indústrias), a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) e a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), a ABREMA vai subsidiar o debate sobre a classificação de investimentos que contribuem para objetivos ambientais e sociais no país.

A participação da entidade neste comitê é de extrema importância, pois os investimentos na gestão de resíduos além de garantirem a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais, potencializam a economia circular e contribuem para uma transição energética sustentável, ao transformar o lixo em combustível, como o biometano.

“Com a devida estruturação dos serviços de manejo de resíduos, aquele lixo que atualmente estaria indo para um lugar como um lixão, será finalmente tratado, valorizado e transformado em energia, reduzindo significativamente as emissões de gases de efeito estufa e gerando riquezas para o país”, explica o presidente da ABREMA, Pedro Maranhão.

Além disso, explica o presidente, os investimentos em resíduos também possuem importantes componentes sociais. Eles melhoram as condições de saúde da população em geral, promovem a economia circular e geram oportunidades de emprego e renda em toda a cadeia produtiva.