VALOR ECONÔMICO – 17/07/2024

O mercado de concessões de resíduos sólidos segue avançando a passos lentos, porém, o setor deverá ter um novo leilão regional em 15 de agosto. O Consórcio Intermunicipal do Mosaico das Apas do Baixo Sul (Ciapra) planeja fazer nessa data a licitação de uma Parceria Público Privada (PPP) com previsão de R$ 315 milhões de investimentos.

O contrato, de 30 anos, deverá contemplar onze cidades no Sul da Bahia, onde hoje operam 13 lixões: Taperoá, Nilo Peçanha, Ituberá, Igrapiúna, Piraí do Norte, Camamu, Ibirapitanga, Gandu, Wenceslau Guimarães, Teolândia e Presidente Tancredo Neves.

O projeto do Ciapra não faz parte da lista de concessões de consórcios estruturadas pela Caixa ou pelo BNDES. A licitação partiu de estudos de uma empresa privada do setor, a Torre Construções — que já opera o serviço de transbordo e destinação de resíduos em algumas cidades do consórcio. O edital foi publicado em 21 de junho.

A concorrência terá como critério uma combinação de técnica e preço. Na proposta técnica, que valerá 60% da nota final, pontuarão fatores ligados ao plano de execução dos investimentos e dos serviços, qualificação técnica da empresa e da equipe técnica. A proposta de preço se dará pelo desconto aplicado às tarifas. A disputa deverá acontecer na sede da B3, em São Paulo.

O último leilão regional do segmento realizado na B3 se deu em 2022, com a concessão de um consórcio do Cariri, no Ceará, conquistado pela Aegea.

Porém, desde então, alguns projetos municipais relevantes saíram do papel. Um exemplo é a concessão em Franca (SP), conquistada pelo grupo Esse, com contrato assinado em abril deste ano. Outro grande projeto do segmento licitado foi o de Belém, que teve contrato firmado também no início de 2024, com uma empresa da CS Brasil. As duas licitações também utilizaram um critério de técnica e preço — modalidade que no geral tem gerado uma série de questionamentos dos demais concorrentes.

*

Fonte: Valor Econômico
https://valor.globo.com/empresas/noticia/2024/07/17/mercado-de-residuos-solidos-tera-leilao-no-sul-da-bahia-em-agosto.ghtml