Pernambuco foi o vencedor do prêmio Excelência em Competitividade com o projeto “Pernambuco Verde: Lixão Zero”, durante o XIII Congresso Consad em Gestão Pública. A iniciativa esteve na disputa pela categoria “Destaque Boas Práticas”. A premiação levou em conta as ações do estado para a eliminação dos lixões a céu aberto e correta destinação aos aterros sanitários licenciados.
No primeiro trimestre de 2023, a Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha (Semas), em parceria com a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) e o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), fechou os últimos 20 lixões que ainda restavam.
Em 2024, Pernambuco e o arquipélago de Fernando de Noronha, ao total, contam com 23 aterros em operação regular e 11 projetos de aterros com processo de licenciamento ambiental em análise pela CPRH.
Presente na premiação em Brasília, a governadora Raquel Lyra destacou que o sucesso do projeto deve-se à união de esforços.
“(…) Uma verdadeira força-tarefa realizada entre os nossos servidores e os demais órgãos que se dedicaram para colocar um fim nos lixões que existiam no nosso território. Nós não medimos e nunca mediremos esforços para adotar soluções sustentáveis e eficientes para cada necessidade do povo pernambucano, inclusive no que diz respeito ao destino dos resíduos sólidos que produzimos”, afirmou a gestora estadual.
Ana Luíza Ferreira, titular da pasta de Meio Ambiente, também falou sobre a perspectiva de ações futuras.
“Esse reconhecimento também é fruto da dedicação dos servidores públicos de Pernambuco em benefício do meio ambiente. Outras iniciativas, como o Permeie, Plano Pernambucano de Mudança Econômico-Ecológica, irão desenvolver novas ações socioambientais no Estado”, declarou.
*
Fonte: CBN Recife
https://www.cbnrecife.com/artigo/pernambuco-ganha-premio-por-erradicar-lixoes-a-ceu-aberto