ABREMA – 27/08/2024

O superintendente executivo da ABREMA, André Galvão, participou nesta segunda-feira, 26, de uma audiência na Comissão Mista de Mudanças Climáticas para discutir projetos de lei que incentivam tecnologias para redução das emissões de gases de efeito estufa, como o metano. A audiência foi proposta pela deputada Socorro Neri (PP-AC), presidente da comissão mista.

Galvão falou sobre o trabalho desenvolvido pela ABREMA para unificar o setor de meio ambiente no país, qualificar a gestão de resíduos, ajudar as gestões municipais a avançar na reciclagem e no aproveitamento do biometano.

“A ABREMA defende todas as tecnologias ambientalmente adequadas, como os aterros sanitários, a incineração, compostagem, biodigestão, desde que licenciadas e adaptadas ao local”, disse. Ele também reforçou a necessidade do Brasil encerrar de vez com o cenário medieval que ainda persiste em milhares de municípios pelo país.

“Antes da gente falar um pouco sobre a agenda de resíduos no século XXI, das emissões do hidrogênio verde, da geração de energia, da geração de combustível, a gente precisa antes falar um pouco da agenda do século passado. E a agenda do século passado no Brasil são os 3 mil lixões que ainda existem no nosso território. O Brasil produz 80 milhões de toneladas de resíduos por ano e, mais ou menos, 40% vão para locais inadequados”, frisou Galvão.

Assista a fala completa aqui.

*

Fonte: ABREMA