SAIBA MAIS – 02/11/2024
Durante toda essa próxima semana, entre os dias 04 e 10 de novembro, 17 cidades do Rio Grande do Norte vão participar de uma série de ações como parte da 4ª Semana RN Lixo Zero. A proposta é realizar atividades e dar visibilidade às iniciativas sustentáveis, sensibilizando as pessoas para diversas possibilidades concretas para transformar o “lixo” de problema a oportunidades sociais, econômicas e ambientais.
Serão realizadas atividades em Arez, Canguaretama, Caraúbas, Ceará Mirim, Currais Novos, Itaú, Macaíba, Mossoró, Natal, Nísia Floresta, Parnamirim, Pau dos Ferros, São Miguel do Gostoso, São Miguel, São Paulo do Potengi, Senador Georgino Avelino e Caicó.
Durante a Semana do Lixo Zero serão realizadas rodas de conversa, palestras, mutirões de limpeza, pontos de entrega voluntária de resíduos, hortas escolares e gincanas. Este ano, uma das novidades é o lançamento do site do movimento, por onde as pessoas podem acompanhar as atividades e programação que está sendo desenvolvida.
De todo o lixo produzido no Rio Grande do Norte, apenas cerca de 18% é reciclado, segundo dados de 2024 do Sindicato das Indústrias de Reciclagem e Descartáveis do RN (SindRecicla-RN). Em 2021, apenas 2% era reciclado.
Dados deste ano da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do RN (Semarh) apontam que apenas 45 dos 167 municípios do Rio Grande do Norte dão uma destinação correta aos resíduos sólidos em aterros sanitários. As demais cidades continuam fazendo descarte do lixo em lixões a céu aberto sem qualquer tratamento.
*
Fonte: Saiba Mais
https://saibamais.jor.br/2024/11/lixo-zero-18-dos-residuos-solidos-no-rn-sao-reciclados-semana-debate-tema/