CRIATIVA – 11/02/2025

O Encerramento humanizado de lixões na Bahia foi tema de painel durante o 8º Encontro de Prefeitos e Prefeitas da Bahia. Palestrantes convidados orientaram os gestores sobre a importância de encarrar o desafio de implementar a política de descarte correto dos resíduos sólidos e ressaltaram que a ação é essencial para garantir a dignidade dos catadores e minimizar os impactos ambientais.

O papel do Ministério Público no encerramento dos lixões na Bahia foi abordado pelo promotor Augusto Matos. “A política prevê não só a destinação final e adequada dos resíduos sólidos, mas a sua reciclagem, compostagem e triagem. Precisamos mover essa roda para a solução do problema. Coloco o Ministério Público, não como algoz, mas como um parceiro, irmanado no propósito que extirpemos, de forma definitiva, essa chaga da paisagem baiana”.

A convite da ABREMA, uma das patrocinadoras do encontro, o especialista em Regionalização de Serviços de Resíduos Sólidos, Fernando Bernardes, participou do painel. Bernardes apresentou detalhadamente como vem sendo implementado o Programa de Encerramento Humanizado de Lixões na Bahia. “Aqui no estado, 165 municípios poderiam interromper, de forma imediata, o uso de lixões bastando utilizar a rede regionalizada de aterros sanitários ambientalmente licenciados”, destacou o especialista.

Fonte: Criativa

https://criativaonline.com.br/encerramento-humanizado-de-lixoes-na-bahia-reduz-impactos-ambientais-e-garante-dignidade-a-catadores/