Estadão – 20/03/2025

A Prefeitura de São Paulo entregou nesta segunda-feira (17) mais 22 caminhões da coleta de resíduos movidos a energia limpa.

Em dezembro, a administração municipal já havia apresentado 27 carretas movidas a biometano destinadas à limpeza. Agora, os novos compactadores são movidos a biometano e GNV, o que deve reduzir o consumo de 65 mil litros de óleo diesel por mês, evitando a emissão de 161 toneladas de gás carbônico e de 1,3 tonelada de óxidos de nitrogênio.

Os novos veículos são da concessionária Ecourbis Ambiental, responsável pela coleta de resíduos de bairros de 19 das 32 subprefeituras, dentro do Agrupamento Sudeste, nas zonas Sul e Leste. A empresa promete incorporar à frota mais 100 veículos desse tipo até outubro de 2025.

Esses caminhões serão utilizados na coleta regular de resíduos comuns e recicláveis, além do transporte dos provenientes dos serviços de saúde.

Por ano, segundo a Prefeitura, 780 mil litros por ano deixarão de ser consumidos, o que resulta na redução de cerca de 2.059 toneladas de dióxido de carbono (CO2). Essa redução é equivalente à retirada de cerca de 430 veículos de passeio das ruas ou à redução da emissão de gases de efeito estufa equivalente à energia consumida por cerca de 1.100 residências por um ano.

Além dos novos veículos, a Ecourbis apresentou os quadriciclos elétricos, uma alternativa para otimizar a coleta de resíduos em regiões de difícil acesso, por onde os caminhões não conseguem circular.

Impacto da nova frota
A redução de 65 mil litros de óleo diesel por mês pode diminuir as emissões de gases de efeito estufa e poluentes atmosféricos nas seguintes proporções:

– Dióxido de carbono (CO2): cerca de 161 toneladas por mês (considerando que 1 litro de óleo diesel emite aproximadamente 2,64 kg de CO2)
– Óxidos de nitrogênio (NOx): cerca de 1,3 tonelada por mês (considerando que 1 litro de óleo diesel emite aproximadamente 0,02 kg de NOx)
– Dióxido de enxofre (SO2): cerca de 0,2 tonelada por mês (considerando que 1 litro de óleo diesel emite aproximadamente 0,003 kg de SO2)
– Hidrocarbonetos (HC): cerca de 0,3 tonelada por mês (considerando que 1 litro de óleo diesel emite aproximadamente 0,004 kg de HC)
– Monóxido de carbono (CO): cerca de 1,6 tonelada por mês (considerando que 1 litro de óleo diesel emite aproximadamente 0,025 kg de CO)

Fonte: Estadão

https://expresso.estadao.com.br/sao-paulo/2025/03/20/capital-aumenta-frota-sustentavel-para-coleta-de-lixo/

ATENUANTES DO DESEMPREGO

...penso que em 2015 uma parcela expressiva de jovens terá o necessário apoio para seguir estudando, sem trabalhar. Não vislumbro, pois, a volta de uma avalanch...