A Conferência “Biometano de Resíduos Sólidos: Estratégias para Descarbonização da Economia”, realizada nesta segunda-feira, 14, em São Paulo, destacou o papel estratégico do setor de resíduos na transição energética do Brasil.

Promovido pela Frente Parlamentar da Economia Verde, que é coordenada pelo deputado Arnaldo Jardim, com o apoio da ABREMA, ABiogás – Associação Brasileira do Biogás e do Biometano e CNI – Confederação Nacional da Indústria, o evento reuniu mais de 200 participantes, entre autoridades, especialistas e representantes do setor produtivo, que discutiram soluções e políticas voltadas à descarbonização da economia por meio do aproveitamento energético dos resíduos sólidos.

O presidente da ABREMA, Pedro Maranhão moderou o painel “Mercado de Biometano: Desafios e Próximos Passos”, que contou com a participação de representantes do Governo Federal e de instituições como Cetesb e BNDES.

O encontro também reforçou a importância da gestão eficiente dos resíduos urbanos dentro da lógica da economia circular, destacando a geração de empregos, a redução de emissões de carbono e o fortalecimento de novos modelos de negócio.