Ação coletiva

A irresponsabilidade gerencial e fiscal dos municípios há anos oneram o setor de limpeza urbana e manejo de resíduos e neste período muitas empresas estão sendo prejudicadas. O Selur, em parceria com a Abrelpe, está realizando uma nova pesquisa junto às empresas de todo o Brasil, com o objetivo de identificar o nível de inadimplência municipal ocorrido sistematicamente nos últimos dois anos e que se agravou recentemente. O intuito da pesquisa é instruir uma representação conjunta de ambas as entidades junto às autoridades competentes, estabelecendo um novo paradigma de relação entre as associadas representadas e o Poder Municipal, por meio de uma ação coletiva destinada a preservar a atividade econômica.

Instabilidade jurídica

As interdições que Auditores Fiscais do Trabalho vem promovendo nos serviços de limpeza urbana em diversas cidades do País, como Aracaju, São José do Rio Preto, Piracicaba, Campinas, Passo Fundo e Belo Horizonte, estão trazendo instabilidade jurídica para a operação das empresas do setor. Com o propósito de debater e esclarecer pontos importantes sobre o assunto, o Selur realizará um workshop para suas associadas no dia 2 de fevereiro (quinta-feira), no espaço FIT (rua Peixoto Gomide, 242), em São Paulo. Informações e inscrições podem ser feitas pelo e-mail eventos@selur.org.br ou pelo telefone (11) 3171-0727

Trabalho Novo

As quatro empresas de limpeza urbana e manejo de resíduos que atuam em São Paulo abriram 120 vagas para o programa Trabalho Novo, instituído pela Prefeitura da Capital. De acordo com o presidente do Selur, Márcio Matheus – que esteve reunido com o prefeito João Dória no dia 19 de janeiro -, o programa tem como objetivo capacitar pessoas que estão em situação de rua para atuarem em diversas atividades, dentre elas a limpeza da cidade. A diferença deste programa em relação às iniciativas promovidas anteriormente pelas gestões municipais é o cuidado terapêutico: recuperá-las física e emocionalmente antes de iniciar a capacitação técnica para o desenvolvimento da atividade profissional.

Santa Catarina

Com o objetivo de fortalecer o setor e ampliar a presença da entidade em todo o Brasil, o Selurb promove nesta terça-feira (31) uma assembleia com as empresas operadoras de limpeza urbana do Estado de Santa Catarina. Segundo o presidente do Selurb, Márcio Matheus, “o encontro é mais uma ação para promover a estruturação dos sindicatos estaduais e é fundamental que todos participem e estejam envolvidos em prol da construção de uma representação nacional sólida para a atividade econômica.”

 

Deixe um comentário