História de superação marca a vida da varredora Maria Solemar

foto fernando gardinali-3937 (1)

A capacidade de superar obstáculos e a dedicação ao trabalho estão presentes na vida da varredora Maria Solemar Ferreira da Silva desde a infância. Quando criança, tomava conta dos irmãos menores e ajudava os pais no árduo trabalho de capinar a roça em Colinas, cidade conhecida como “a princesinha do Sertão Maranhense”.

Na época, estudar era muito difícil e saber escrever o próprio nome já era o suficiente. Mas o coração da garota não se inquietava com essas adversidades. Para ela, bastava um banho de rio e tudo ficava bem.

Logo, começou a namorar, casou e teve três filhos, duas meninas e um menino. Entretanto, o comportamento dominador do marido bateu de frente com a paixão de Maria pela liberdade. “Ele era muito mandão e não deixava as meninas saírem de casa. Não sirvo muito para ser mandada”, relembra a varredora.

Após a separação, mudou-se para São Paulo, trazendo na bagagem duas filhas, esperanças, vontade de vencer e a saudade do filho, criado pelo pai. Há quatro anos trabalha como varredora de ruas no bairro do Brás para a empresa Inova — Gestão de Serviços Urbanos, associada ao Selur, função que exerce com muito prazer e orgulho. “Os comerciantes da região são atenciosos e prestativos. Sempre oferecem ajuda e uma palavra amiga que levanta a gente naqueles dias em que a tristeza aperta. Tem muita gente boa nesse mundo”, afirma Maria.

Este relato sensível integra o livro “Histórias de Gente, Histórias da Gente”, idealizado pelo Infinito Cultural e a Inova.

Deixe um comentário