MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PIAUÍ – 05/06/2024

A Coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, Promotora de Justiça Áurea Madruga, ministrou palestra na tarde desta quarta-feira (05), no auditório do Centro de Convenções, durante a 5ª Conferência Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável: “Mudanças Climáticas e Transição Energética Justas”.

O momento aconteceu dentro das atividades programadas para a Conferência Internacional de Tecnologias das Energias Renováveis (Citer). O Procurador-Geral de Justiça, Cleandro Moura, esteve presente no evento durante a manhã.

Com o tema “O Desafio do Gerenciamento de Resíduos no Enfrentamento Climático”, a promotora de Justiça Áurea Madruga trouxe como enfoque temático as repercussões climáticas de lixões. Em sua apresentação, ela abordou assuntos como os tipos penais relacionados a resíduos sólidos, requisitos do novo marco legal, além das experiências exitosas entre MP e gestores para o encerramento de lixões pelo Brasil.

“Vivenciamos hoje um cenário de emergência climática. Durante a Conferência apresentei o tema dos lixões e do descarte irregular de resíduos sólidos, uma vez que a decomposição é uma dos grandes responsáveis pelo aquecimento global, além de diversos outros danos ao meio ambiente. Temos em vigor a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/10) que precisa ser efetivamente implementada pelos gestores”, disse Áurea Madruga.

A representante ministerial apresentou ainda o Projeto “Zero Lixões: Por um Piauí Mais Limpo!”, que tem como objetivo fomentar a adesão de municípios a se adequarem à Política Nacional de Resíduos Sólidos, bem como promover a inclusão socioeconômica de catadores de materiais recicláveis. Ao todo, vinte e dois municípios já encerraram atividades de lixões.

MPPI no Citer

O Ministério Público do Piauí é um dos correalizadores do Citer e possui, no espaço, um stand com diversos materiais informativos sobre o trabalho da instituição na preservação do meio ambiente. No local, também estão sendo distribuídas cartilhas sobre o projeto Zero Lixões, combate a incêndios florestais e queimadas ilegais.

O evento ocorre até hoje, 05 de junho, e contou com mais de 180 palestrantes que discutiram assuntos envolvendo a transição energética, a produção do hidrogênio verde, o mercado de crédito de carbono, os desafios para sustentabilidade, a mobilidade sustentável no transporte, e outros temas.

Fonte: Ministério Público do Estado do Piauí
https://www.mppi.mp.br/internet/2024/06/promotora-de-justica-ministra-palestra-sobre-gerenciamento-de-residuos-solidos-na-conferencia-internacional-de-tecnologias-das-energias-renovaveis-citer/

PACTO CONTRA O LIXO

MMA desenvolve plano de R$ 7 bilhões para acabar com lixões que prevê a participação da iniciativa privada e acordo com as prefeituras que ainda não têm destino...

Eleição SELUR

Conforme Edital de Convocação publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo no dia 13 de janeiro de 2023, à página 2, reiteramos a referida convocação para...