MPPI – 10/12/2024

A promotora de Justiça Áurea Madruga, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público do Estado do Piauí (Caoma/MPPI), recebeu, nessa segunda-feira (9), uma homenagem da Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (ABREMA), pela atuação no setor de resíduos sólidos. A deferência foi entregue durante solenidade realizada em São Paulo.

O destaque da ABREMA considera o desenvolvimento do projeto “Zero lixões: por um Piauí mais limpo”, criado em 2022, pelo CAOMA/MPPI para promover a adequação dos municípios piauienses à Política Nacional de Resíduos Sólidos, por meio da desativação dos atuais lixões e da adoção de soluções técnicas que contemplem a disposição final ambientalmente adequada de resíduos sólidos.

A iniciativa também tem proporcionado a inclusão socioprodutiva dos catadores de materiais recicláveis no Piauí, por meio da atuação ministerial integrada e da articulação interinstitucional.

Além de homenagens, também ocorreu o lançamento Panorama dos Resíduos Sólidos e do Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana (2024).

“Há muito ainda a evoluir no nosso Estado na temática dos resíduos sólidos, especialmente no encerramento dos lixões e na efetivação de trabalho digno aos catadores, mas, muitas barreiras já foram quebradas e muitos avanços atingidos, justamente porque muitas são as mãos em atuação, como as dos que fazem o MPPI, o Tribunal de Contas do Estado do Piauí( TCE-PI), a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí(SEMARH), o Ministério Público do Trabalho(MPT) e as secretarias municipais de meio ambiente e os prefeitos, entre os grandes protagonistas nesta mudança de realidade”, explica Áurea Madruga.

*

Fonte: Ministério Público do Piauí
https://www.mppi.mp.br/internet/2024/12/coordenadora-do-caoma-mppi-recebe-homenagem-da-abrema-pela-atuacao-no-setor-de-residuos-solidos/